domingo, 15 de julho de 2012

Convento de Santa Clara



HISTÓRIA

Fundada por frades franciscanos em 25 de março de 1674, que mantinham uma estreita amizade com o fundador da Vila de Taubaté, Jacques Félix, o prédio tinha a finalidade de abrigar os religiosos de São Francisco sob invocação de Santa Clara.

A escritura do dia 25 de março de 1674 obrigava o primeiro guardião, Frei Jerônimo de S. Braz, a construí-lo através do trabalho de três religiosos e mais doze pessoas.

O prédio erguido em taipa de pilão com um claustro retangular que abrigava cerca de 20 religiosos, possuía 3 altares no interior e uma abertura em arco para a capela da Venerável Ordem Terceira Franciscana fundada em 1677.O convento também controlava o cemitério à direita do conjunto da igreja.

Na época de maior população religiosa em 1763, o convento foi reedificado, e no ano de 1830 a fraternidade estava quase extinta.

No dia 17 de setembro de 1843, ocorreu um incêndio no convento que foi apagado pela própria população. Da arquitetura original, restou apenas o sino.

Após o incêndio, o local permaneceu um tempo abandonado, quando foi ocupado por Frades Capuchinhos em 1891, que administram até hoje.

O prédio passou várias reformas, a maior delas em 1926, quando foi construída uma rosácea na fachada e todo o interior da igreja foi alterado, além de ser demolida a capela transversal da Venerável Ordem Terceira dos Franciscanos. Entre 1967 e 1969, a igreja passou pela última reforma, com a substituição do forro por esquadrias.

Em 1986 foi tombado como patrimônio estadual pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alma de Mulher

Nada mais contraditório   que ser mulher... Mulher que pensa com o coração,  age pela emoção e vence pelo amor.  Que vive milhões de emoções...